Scott Guthrie publicou na última sexta-feira em seu blog uma série de artigos sobre as novidades do Silverlight 2.0 Beta 1, que deve ser lançado na semana que vem durante o MIX. Esta foi a primeira divulgação concreta sobre algumas das novas funcionalidade e mudanças do Silverlight, desde que foi anunciada a mudança de 1.1 para 2.0 no final do ano passado. Até agora o que tinhamos era apenas algumas informações do próprio Scott sobre o que estava previsto para a versão 2, mas ainda com um certo fundo de incerteza e sem nenhuma publicação de prints ou trechos de código.

No total ele publicou 8 artigos mais um post inicial de introdução que devem ser lidos na sequência, formando uma espécie de passo a passo para as novas funcionalidades.

Quem leu o meu post anterior sobre Silverlight viu alguns dos problemas que eu tive quando estava desenvolvendo a aplicação de Test Drive Virtual que foi apresentada no TechEd 2007. Uma feliz novidade que para mim, ao ler o texto de Scott, foi saber que a versão 2.0 não está limitada a WebServices em JSON e também não tem mais problemas com cross domain. Ele cita no post que a partir da versão 2 haverá suporte nativo para REST, WS*/SOAP, POX, RSS, HTTP, sockets e corss domain, o que já torna o meu post anterior obsoleto, mas vale o aprendizado.

O suporte a cross domain é feito da mesma forma que se faz hoje com aplicativos Flash. No servidor onde está o serviço deve haver um arquivo que contém as definições do que pode ser executado remotamente e por quem. Não há maiores detalhes sobre o formato do arquivo ainda mas ele disse que o Silverlight também suporta o arquivo utilizado pelo Flash (crossdomain.xml) além do seu próprio, ou seja, todos os serviços que podem ser utilizados hoje por aplicações Flash também poderão ser utilizados por Silverlight, sem nenhuma mudança.

Para quem quiser mais detalhes, segue abaixo a lista de links para os artigos que o Scott publicou. Assim que a versão beta for publicada eu vou postar mais detalhes e alguns testes.

Até a próxima.