image

O Visual Studio 2010 e .NET Framework 4 Release Candidate estão disponíveis para download público (não assinantes do MSDN). A principal diferença dessa versão com relação ao Beta 2 são as melhorias de performance. Muita gente tem postado feedback extremamente positivo no Twitter sobre essa versão do Visual Studio.

Mas, nem tudo são rosas. Por estarmos bem no meio dos ciclos de desenvolvimento tanto do Visual Studio 2010 quanto do Silverlight 4, este não é suportado no VS2010 RC ainda. Como são times separados, decidiram não gerar uma versão do Silverlight 4 Tools para o Visual Studio 2010 RC e focar no próximo release do Silverlight 4 para dar esse suporte. Não há nenhuma data oficial para isso mas a minha impressão é de que isso vai ocorrer apenas no MIX, dia 15/março. Também acho que a versão do Silverlight 4 a ser lançada no MIX não será RTW ainda, justamente pelo fato de que o Visual Studio 2010 também ainda não estará em RTW.

Abaixo seguem algumas perguntas e respostas sobre essa nova versão do Visual Studio:

Que versões do Silverlight são suportadas?

O Visual Studio 2010 RC suporta apenas desenvolvimento de aplicações em Silverlight 3. O suporte a Silverlight 4 será disponibilizado apenas no próximo build público do Silverlight 4. Se você está desenvolvendo em Silverlight 4, continue com o Beta 2.

Serão disponibilizadas as versões Express do Visual Studio 2010 RC?

Não. As próximas versões Express do Visual Studio 2010 a ser liberadas serão RTW.

Preciso desinstalar outras versões do Visual Studio para instalar o RC?

O Visual Studio 2010 pode ser instalado em paralelo com o Visual Studio 2008 ou anteriores, mas é necessário remover tudo relacionado ao Visual Studio 2010 Beta/Beta2 antes de instalar o RC. Isso significa que devem ser removidos o Visual Studio 2010 Beta/Beta2 e o .NET Framework 4 Beta/Beta 2.

Há suporte para desenvolvimento para Mobile no Visual Studio 2010 RC?

Ainda não, mas haverá novidades em breve. Meu palpite é que ficaremos sabendo de alguma coisa na próxima semana por causa do World Mobile Congress 2010 que começará no dia 15/Fev. Vamos esperar.

Quando esta versão expira?

O Visual Studio 2010 RC expira em 30/Junho, mas isso não é problema pois a versão RTW está prevista para o próximo dia 12/Abril.

O Visual Studio 2010 RC suporta desenvolvimento de aplicações usando ASP.NET MVC 2?

Sim. Inclusive ele já vem com o ASP.NET MVC 2 RC 2 instalado, mas como houve 2 releases do MVC 2 RC 2 (devido a feedback), é recomendável atualizar a versão do MVC 2 após a instalação do Visual Studio 2010 RC. Mais detalhes no post do Phill Haack, nos links abaixo.

Posso utilizar o .NET Framework 4 RC em produção?

Sim. O .NET Framework 4 RC e o Visual Studio 2010 RC têm licença go-live, o que significa que podem ser utilizado em produção e não deve haver quebra de compatibilidade com a versão RTW.

 

Links: